Meio ambiente

A Transportadora Zeucar através da prestação de serviço de transportes rodoviários de cargas está comprometida com a busca contínua na prevenção da poluição, visando uma redução de situações de riscos prejudiciais ao meio ambiente. Compromisso este, garantido em nossa missão, e consolidado nos seguintes princípios:

Conscientizando e educando, preservando e economizando, é através desse conceito que iremos dar os passos na direção de um futuro melhor para todos nós, afim de contribuir ao meio ambiente:

Coleta Seletiva de lixo

Reciclar significa transformar objetos, materiais usados em novos produtos para o consumo. Esse processo somente é concretizado com a conscientização e atitude de cada um, é por isso que através de treinamentos, colocação de lixos recicláveis em lugares estratégicos e constantemente relembrando de nosso comprometimento, estamos conseguindo dar a destinação correta a 100% do lixo da empresa.
Ajude a mudar esta realidade, Recicle!

Destinação correta dos pneus

Os pneus que não possuem mais vida útil para a empresa são destinados para empresas responsáveis pela destinação correta, conforme legislação - Resolução Conama 258/99 as principais aplicações para o resíduo Co-processamento, Asfalto de borracha, laminação, Artefatos de Borracha.

Programa Estratégia para diminuição de resíduos

Minimização de resíduos é o processo e a política de redução da quantidade de resíduos produzidos por uma pessoa ou uma sociedade.
Uma estratégia de redução de resíduos pode ser desenvolvida através da introdução de novas tecnologias, adoção de métodos e procedimentos cujos desperdícios sejam menores, ou ainda a produção de bens de consumo mais duradouros.

Quando se trata um problema de controle de resíduos é necessário que essa abordagem siga uma hierarquia:

Os três princípios constituem a conhecida sigla dos 3 Rs.

Em primeiro lugar é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto.

Em segundo lugar é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizadas, por exemplo, de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais usados para a sua fabricação e toda a tecnologia vai ser aproveitada, apenas se acrescentar à borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida.

Finalmente quando não é possível aproveitar grande parte do valor do produto podemos tentar a terceira alternativa, ou seja, aproveitar a matéria prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como no caso do uso de sucatas de aço para produzir perfis e chapas com características similares ao do produto original. Neste caso estamos perante uma operação que atualmente se denomina reciclagem.